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O June Bug em 1908 |
Um desses aviões, o June Bug, pilotado por Curtiss, ganhou um premio de vôo em linha reta concedido pela American Scientific Magazine, sendo considerado pelos irmãos Wright uma fraude a custa de suas idéias. A guerra pelas patentes acabou por dissolver a AEA em março de 1909. Nessa altura, Curtiss já havia se associado a Augustus Herring e havia construído um avião denominado Golden Flyer para a Sociedade Aeronáutica de Nova Iorque. A venda deste modelo foi a primeira realizada a um cliente privado, algo que violava as patentes dos Wright. Em 1913, Orville Wright ganhou a batalha judicial, porém Curtiss argumentou que o primeiro avião havia sido o Aerodrome A de Langley e que, portanto, as patentes não eram válidas. Esta polêmica só finalizou durante a Primeira Grande Guerra, quando a Associação de Fabricantes de Aviões estadunidense reuniu todas as patentes com a finalidade de construir aviões para a guerra, e ao mesmo tempo o governo britânico decide adquirir as patentes dos Wright por 20.000 dólares e a de Curtiss por 75.000 dólares, para a produção bélica.
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SB2C Helldiver |
Disputas legais a parte, Curtiss foi brilhante como desenhista e como piloto. Antes da guerra, ganhou o troféu Cientifico Americano em 1909 e 1910, a Copa Gordon Bennedet em 1909, e o troféu Collier pelo desenvolvimento do hidroavião em 1912. Adquiriu fama também como o maior fabricante de aviões para o exército estadunidense e para a marinha, sendo o ultimo modelo adquirido o SB2C Helldiver, que entrou em ação em 1943, durante a Segunda Grande Guerra.
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P-40 |
Antes disso, seu maior sucesso foi o caça P-40, do qual foram produzidos entre 1940 e 1944, aproximadamente 14.000 unidades. Nos Estados Unidos recebeu o nome de Warhawk, e no Reino Unido Tomahawk para os modelos P-40B e P-40C, e Kittyhawk para o modelo P-40E, e posteriores. No cinema, o P-40 figurou em diversos filmes que tratam do gênero Segunda Grande Guerra, mas foi imortalizado por John Wayne no clássico dos clássicos “Tigres Voadores”, de 1942 que mostra a saga dos pilotos do 1º Grupo Voluntário Americano protegendo as linhas de abastecimento chinesas nas estradas da Birmânia durante a Guerra Sino-Japonesa.
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Cockpit de um P-40 |
FICHA TÉCNICA
Fabricante: Curtiss Airplane
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P-40N - Kittyhawk |
Modelo: P-40
Ano Entrada Serviço: 1940
Produzidos: 13.738
Motor: Um Allison V-1710-81 a pistão em linha
de 1.360 hp
Envergadura: 11,38 m
Comprimento: 10,16 m
Altura: 3,76 m
Área da Asa: 21,83 m²
Peso Vazio: 2.239 kg
Peso Máximo: 4.254 kg
Tripulação: 1
Armamento: Duas metralhadoras de 12 mm (motor)
seis metralhadoras de 12,7 mm (três em cada asa) e mais 560 Kg de bombas em fixadores abaixo das asas.
Velocidade Máxima: 608 km/h
Velocidade Cruzeiro: n/d
Teto: 11.582 m
Alcance: 386 km Informações Técnicas
Título no Brasil: Tigres Voadores
Título Original: Flying Tigers
País de Origem: EUA
Gênero: Guerra
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento: 1942
Estúdio/Distrib.: USA Filmes
Direção: David Miller
Título no Brasil: Tigres Voadores
Título Original: Flying Tigers
País de Origem: EUA
Gênero: Guerra
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento: 1942
Estúdio/Distrib.: USA Filmes
Direção: David Miller
Vídeo com um pouco de música dos motores radiais.