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terça-feira, 11 de outubro de 2011

Glenn Hammond Curtiss


 Glenn Hammond Curtiss nasceu em Hammondsport (Nova Iorque) em 1878, e desde muito jovem apaixonou-se pelas façanhas dos pioneiros da aviação. Em 1901 criou uma empresa de bicicletas,  G.H. Curtiss Manufacturing Company, que com o tempo também se dedicou a construir e consertar motocicletas. Curtiss iniciou o caminho que lhe levaria a entrar no hall de pioneiros da avião em 1904, quando o empresário Thomas Scott Baldwin, de São Francisco, lhe encarregou de construir um motor para o dirigível Californian Arrow. Impressionado pelo trabalho de Curtiss, Baldwin transferiu seus negócios para Hammondsport e começou a trabalhar com ele na propulsão de dirigíveis. 
 Em 1907 Curtiss se uniu a prestigiosa Associação de Experimentos Aéreos (AEA), como diretor de investigação e desenvolvimento. No período em que esteve no cargo, a AEA construiu quatro aviões, que provocaram diversos litígios judiciais. Após seu vôo de 1903, os irmãos Wright patentearam diversos conceitos de desenhos de aeronaves, alguns dos quais resultaram-se básicos para  construção de qualquer tipo de avião. E todos os modelos produzidos pela AEA violavam alguma das patentes dos Wright, apesar de alguns não terem sido fabricados com fins lucrativos. 
O June Bug em 1908
 Um desses aviões, o June Bug, pilotado por Curtiss, ganhou um premio de vôo em linha reta concedido pela American Scientific Magazine, sendo considerado pelos irmãos Wright uma fraude a custa de suas idéias. A guerra pelas patentes acabou por dissolver a AEA em março de 1909. Nessa altura, Curtiss já havia se associado a Augustus Herring e havia construído um avião denominado Golden Flyer para a Sociedade Aeronáutica de Nova Iorque. A venda deste modelo foi a primeira realizada a um cliente privado, algo que violava as patentes dos Wright. Em 1913, Orville Wright ganhou a batalha judicial, porém Curtiss argumentou que o primeiro avião havia sido o Aerodrome A de Langley e que, portanto, as patentes não eram válidas. Esta polêmica só finalizou durante a Primeira Grande Guerra, quando a Associação de Fabricantes de Aviões estadunidense reuniu todas as patentes com a finalidade de construir aviões para a guerra, e ao mesmo tempo o governo britânico decide adquirir as patentes dos Wright por 20.000 dólares e a de Curtiss por 75.000 dólares, para a produção bélica.
SB2C Helldiver
 Disputas legais a parte, Curtiss foi brilhante como desenhista e como piloto. Antes da guerra, ganhou o troféu Cientifico Americano em 1909 e 1910, a Copa Gordon Bennedet em 1909, e o troféu Collier pelo desenvolvimento do hidroavião em 1912. Adquiriu fama também como o maior fabricante de aviões para o exército estadunidense e para a marinha, sendo o ultimo modelo adquirido o SB2C Helldiver, que entrou em ação em 1943, durante a Segunda Grande Guerra.
P-40 
 Antes disso, seu maior sucesso foi o caça P-40, do qual foram produzidos entre 1940 e 1944, aproximadamente 14.000 unidades. Nos Estados Unidos recebeu o nome de Warhawk, e no Reino Unido Tomahawk para os modelos P-40B e P-40C, e Kittyhawk para o modelo P-40E, e posteriores. No cinema, o P-40 figurou em diversos filmes que tratam do gênero Segunda Grande Guerra, mas foi imortalizado por John Wayne no clássico dos clássicos “Tigres Voadores”, de 1942 que mostra a saga dos pilotos do 1º Grupo Voluntário Americano protegendo as linhas de abastecimento chinesas nas estradas da Birmânia durante a Guerra Sino-Japonesa.

Cockpit de um P-40

FICHA TÉCNICA
Fabricante: Curtiss Airplane
P-40N - Kittyhawk
Modelo: P-40
Ano Entrada Serviço: 1940
Produzidos: 13.738
Motor: Um Allison V-1710-81 a pistão em linha 
de 1.360 hp
Envergadura: 11,38 m
Comprimento: 10,16 m
Altura: 3,76 m
Área da Asa: 21,83 m²
Peso Vazio: 2.239 kg
Peso Máximo: 4.254 kg
Tripulação: 1
Armamento: Duas metralhadoras de 12 mm (motor)
seis metralhadoras de 12,7 mm (três em cada asa) e mais 560 Kg de bombas em fixadores abaixo das asas.
Velocidade Máxima: 608 km/h
Velocidade Cruzeiro: n/d
Teto: 11.582 m
Alcance: 386 km 




Informações Técnicas
Título no Brasil: Tigres Voadores
Título Original:  Flying Tigers
País de Origem:  EUA
Gênero:  Guerra
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento:  1942
Estúdio/Distrib.:  USA Filmes
Direção:  David Miller


Vídeo com um pouco de música dos motores radiais.