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domingo, 22 de janeiro de 2012

Bill Boeing


Bill Boeing nasceu em Detroit, Michigan, filho de um engenheiro de minas alemão chamado Wilhelm Boing que tinha feito uma fortuna também como comerciante de madeira. Americanizou seu nome para "William Boeing" depois de voltar da Suiça em 1900 onde foi estudar, passando a frequentar a Yale University, que deixou em 1903 para administrar os negócios de madeira da família. 


 Em 1909, durante a Exposição Alaska-Yukon-Pacífico, teve contato pela primeira vez com uma aeronave em vôo, ficando fascinado pela aviação, o que o levaria a entrar para o ramo em 1916, sócio de George Conrad Westervelt, um comandante de esquadra da Marinha, fundando a Pacific Aero Products. Compraram um hidroavião Martim, o qual desmontaram para pesquisar o seu funcionamento e adquirir conhecimentos, resultando no projeto e construção do seu primeiro modelo, o B&W, que vôo pela primeira vez em 29 de junho de 1916, sendo considerado como o primeiro vôo de um Boeing.

Primeira aeronave Boeing: B&W.

Com a entrada dos EUA na Primeira Grande Guerra em abril de 1917,  mudou o nome da sua empresa para Boeing Company Airplane e obteve uma encomenda da Marinha dos Estados Unidos de 50 aviões. No final da guerra, a Boeing começou a se concentrar em aviões comerciais, contratos de seguro para fornecer serviço de correio aéreo e construiu uma operação aérea de sucesso.
O hidroavião Boeing B2, produzido para a Marinha dos EUA.

Em 1921 casou-se com Bertha Paschall Marie, que tinha sido casada anteriormente com Nathaniel Paschall, um corretor de imóveis com quem teve dois filhos, Nathaniel "Nat" Paschall Jr. e Cranston Paschall. Estes dois filhos tornaram-se enteados de Boeing, tendo o casal ainda um filho próprio, William E. Boeing Jr.

Os enteados logo entraram para o ramo da aviação. Nat Paschall foi gerente de vendas da Douglas Aircraft, que mais tarde tornou-se a McDonnell Douglas, sendo adquirida pela Boeing em 1997. William E. Boeing Jr. tornou-se um notável piloto e pioneiro industrial.
Willian Boeing também foi o responsável pelo surgimento das aeromoças. A primeira foi uma ex-enfermeira contratada por ele para servir seus passageiros durante os vôos de sua companhia.

Ellen Church, a primeira aeromoça.
Em 1934, o governo dos Estados Unidos acusou William Boeing de práticas monopolistas. No mesmo ano, a Lei de Correio do Ar força as empresas de aviação a separar as operações de vôo do desenvolvimento e fabricação de aeronaves. Sua empresa foi então dividida em três: United Aircraft Corporation, Boeing Airplane Company e United Air Lines.


O Boeing FB-5.
Neste mesmo ano, Boeing se aposenta da indústria aeronáutica e passa a dedicar-se a sua propriedade de criação de cavalos puro sangue. Faleceu a bordo de seu iate em 28 de setembro de 1956, vítima de ataque cardíaco, a apenas três dias de completar 75 anos de idade.