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domingo, 19 de fevereiro de 2012

Adrienne Bolland

Adrienne Bolland.

Em 1896 nasce uma francesa chamada Adrienne Bolland. É a última de uma familia de seis filhos, e se apaixona muito cedo pela aviação. Em janeiro de 1920 conseguiu seu brevet, e um ano depois torna-se a primeira mulher a ser contratada pela Societé de Avions Caudron como piloto de testes. Pensavam que seria interessante ter uma mulher jovem a pilotar seu avião, para mostrar como era fácil pilotá-lo.

Adrienne Bolland a bordo de seu G.3.
  
Foi a segunda mulher a cruzar o Canal da Mancha em 1920, concluindo o desafio mesmo com uma pane no motor, e em 1921 parte para Mendoza, na Argentina, com o intuito de realizar a travessia da Cordilheira dos Andes a bordo de um modelo G.3 da Caudron, um golpe publicitário para promover o modelo.


 A aeronave era um biplano e possuia um motor Le Rhone de apenas 80HP, e Adrienne realizou algumas demonstrações aéreas em San Isidro e Buenos Aires, passando a esperar que a empresa lhe enviasse um modelo mas confiável para a realização da façanha. Depois de alguns meses, e certa de que isso não aconteceria, decidiu iniciar a travessia com a aeronave G.3 e seu motor de 80HP mesmo.   

Cordilheira dos Andes.

Em 1º de abril de 1921, Bolland inicia na cidade de Mendoza uma subida em círculos, procurando tirar proveito de correntes ascedentes para compensar a baixa potência do pequeno motor, até alcançar 14.750 pés (4.500 m) e partindo finalmente para a travessia das montanhas. O imenso frio e o baixo nível de oxigênio devido a altura quase a fazem desistir, mas segue em sua rota e desembarca após 3h e 15min de vôo, em Santiago do Chile. 

Selo em sua homenagem.
 Muitas pessoas se reuniram para comemorar o feito – com excessão do cônsul francês que acreditava ser uma piada de 1º de Abril.
Apesar de ter sido o oitavo piloto a vencer o maciço andino por sua parte mais alta, foi a primeira mulher a realizá-la.
Ela se casou com outro piloto, Ernest Vinchon em 1930 e participou da resistência francêsa durante a Segunda Grande guerra.

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Partisans - A resistência francêsa na Segunda Grande Guerra.
 Está enterrada no cemitério de Donnery no departamento de Loiret, terra natal de sua família, depois de viver em Paris por vários anos. Foi homenageada em um selo postal francês em outubro de 2005.



O Caudron G.3.

Ficha Técnica
Fabricante: Société des Avions Caudron, França.
Descrição: Biplano de observação de 2 lugares.
Envergadura: 13,40m
Comprimento: 6,40m
Altura: 2,70m
Motor: Le Rhone de 80HP
Velocidade Máxima: 115km/h