Total de visualizações de página

domingo, 18 de dezembro de 2011

Con Air - Rota de Fuga



Neste filme, Nicolas Cage é Cameron Poe, um fuzileiro naval que é dispensado da operação Tempestade no Deserto, na Guerra do Golfo. De volta ao lar e a sua esposa grávida, envolve-se em uma briga onde acaba matando uns dos três valentões que o atacam. É condenado a 10 anos de prisão por ser considerado perigoso devido ao seu treinamento militar, e após sete anos ganha liberdade condicional. 



Ao voltar para casa, pega carona em um vôo que transporta um grupo de treze prisioneiros da mais alta periculosidade, que está sendo transferidos para uma penitenciaria de segurança máxima. Logo, o vôo é dominado pelos criminosos e Poe se vê envolvido em um seqüestro planejado por Cyrus, O Vírus (John Malkovich), um dos assassinos mais frios e sórdidos já conhecidos. Em pleno ar, Poe tenta de todas as formas manter o controle da situação, evitando que os policiais sobreviventes e seu colega de cela sejam mortos, e ainda tenta convencer agentes do governo a não explodirem o avião. 

Ficha Técnica do Filme

Título original: Con Air

Gênero: Ação

Duração: 1 h e 55 min

Ano de lançamento: 1997

Estúdio: Buena Vista Pictures / Touchstone Pictures / Jerry Bruckheimer Films

Distribuidora: Buena Vista International

Direção: Simon West

Roteiro: Scott Rosenberg

Produção: Jerry Bruckheimer

Música: Mark Mancina e Trevor Rabin

Fotografia: David Tattersall

Direção de arte: Charles Butcher e Edward T. McAvoy

Figurino: Bobbie Read

Edição: Chris Lebenzon, Steve Mirkovich e Glen Scantlebury

Efeitos especiais:Buena Vista Imaging / Dream Quest Images / Matte World Digital / The Computer Filme Company / Reelistic F/X / The Burman Studio, Inc.


Mas e o avião???? Qual é o avião????

Fairchild C-123 Provider


A aeronave utilizada no filme para transporte dos detentos é um Fairchild C-123 Provider, fabricado primeiramente como avião de assalto para a Força Aérea dos EUA, nos anos 1950. Primeiramente, duas variantes foram produzidas deste modelo, sendo que a única diferença importante entre os modelos foram os motores. O modelo XC-123 utilizava dois motores Pratt e Whitney R-2800-23 radiais, enquanto o modelo XC-123A foi equipado com quatro motores General Electric J47-GE-11 turbo jatos. O modelo com motores a jato, além de perder a preciosa capacidade de decolar de pistas curtas e com pouca ou nenhuma pavimentação, não teve um grande avanço na velocidade devido ao seu desenho de asa e fuselagem, ficando somente no protótipo de testes.

Motor Pratt e Whitney R-2800-23 Radial

Motor General Electric J47-GE-11 Turbo Jato

A primeira a receber os Fairchild C-123 foi a Força Aérea dos Estados Unidos, seguidos da sua Guarda Costeira que o utilizou para missões de busca e salvamento, e também a equipe de demonstrações aéreas, os Thunderbirds. 

Fairchild NC-123K


No Vietnã foram adaptados modelos com sistema avançado de radar, abastecimento de aeronaves menores em vôo, e com pulverizadores nas operações de desfolha, com o intuito de retirar os inimigos de seus esconderijos nas árvores. Essas aeronaves pulverizadoras ainda foram utilizadas no controle de insetos transmissores de doenças. Outros modelos equipados com esquis retráteis foram utilizados em operações na Groelândia e no Alasca em pistas de neve compactada, além de vários terem sido transformados em transporte vip. No final dos anos 1970 e início dos 1980 foi utilizado como avião de salto para cadetes do exército.

Fairchild UC-123B
Um de seus últimos modelos possuía um sistema de direcionamento de ar dos motores em alta velocidade sobre a parte superior da asa, fazendo com que a sustentação aumente significativamente. A distância de decolagem fora reduzida de 1950 para 850 pés, e a de aterrissagem de 1200 para 755 pés. Alguns modelos possuíam um sistema de trem de aterrissagem chamado Stroukoff Pantobase, que o permitia pousar na água, no gelo, na terra ou na neve.
 
Fairchild YC-123E
Foi sendo substituído gradativamente pelo Lockheed C-130 Hércules e C-141 da Lockheed Starlifter.      
 
Ficha Técnica - Modelo XC - 123
Tripulação: 4
Capacidade: 62 passageiros, 50 macas ou 24.000 libras (11,000 kg) de carga
Comprimento: 76,25 pés (23,92 m)
Envergadura: 110 pés (33,53 m)
Altura: 34 pés (10,36 m)
Área da asa: 1.223 pés ² (113,6 m²)
Peso vazio:  35.366lb  (16,042 kg)
Peso máximo de decolagem: 60.000 lb (27,000 kg)
Motores: 2 × Pratt & Whitney R-2800-99W "Double Wasp" 18 cilindros radiais, 2300 hp    (1715 kW) cada
Velocidade máxima: 228 mph (198 knots, 367 km / h) com jatos
Alcance: 1035 milhas (899 nm, 1,666 km) de combate
Teto de serviço: 29.000 pés (8.800 m)
Taxa de subida: 1.150 pés / min (5,8 m / s), sem jatos
Potência / massa (prop): 0,077 hp / lb (130 W / kg)
Empuxo / peso (jato): 0.10