As vésperas da segunda guerra mundial, os EUA eram um pais que parecia querer viver isoladamente do resto do mundo. Sentia-se seguro atrás de fronteiras amigas ao norte e ao sul e protegido pela vastidão de oceanos a leste e a oeste. Tinham uma política de segurança focada na defesa, onde a Marinha era incumbida de defender as costas, em cooperação com o pequeno exército, ainda equipado em grande parte com armamentos e apetrechos oriundos da Primeira Guerra Mundial.
Em seu exército havia grande limitação de verbas, o que obrigava a algumas escolhas impiedosas, como a opção pelo avião bombardeiro como arma selecionada para a projeção do poderio aéreo. A idéia era de que qualquer atacante teria que concentrar suas forças próximo do alvo, que seriam então localizados, atacados e destruídos pelos bombardeiros. Como não havia notícias de aviões inimigos que pudessem interceptar bombardeiros tão longe de suas bases domésticas, os bombardeiros não seriam molestados.
Mas a marinha precisava de aviões de escolta, tendo se preparado muito antes de 1939 para o lançamento de aviões por meio de catapultas, em cruzadores e navios de guerra. Os cinco porta aviões na ativa estavam equipados com os mais recentes caça-bombardeiros biplanos, tendo por missão a defesa da frota.
Em setembro de 1939 o Corpo Aéreo do Exército do EUA (USAAC) estava equipado com um total de 1.500 aviões, sendo 800 deles considerados força de primeira categoria. A marinha possuía pouco mais de 900 assim considerados, porém varias centenas deles eram biplanos obsoletos. Do outro lado do Atlântico, a Real Força Aérea contava com cerca de 2.000 aviões de primeira categoria, mais as reservas, enquanto a Luftwaffe contava com aproximadamente 4.000 aviões prontos para o combate, além de uma força de reserva em torno de 1.000.Os efetivos da USAAC eram inferiores a 27.000 oficiais e praças, o que correspondia a cerca de um quarto dos efetivos da RAF, e a um vigésimo do pessoal da Luftwaffe.
Aproximadamente 700 dos 800 aviões de primeira categoria da USAAC eram de três tipos: o caça-padrão era o Curtiss P-36 A, um elegante avião projetado em 1934 e bem próximo do fim de sua vida operacional; o bombardeiro-padrão era o pesadíssimo Douglas B-18 A, um DC-3 modificado com um nariz mal moldado, de um projeto que também remontava a 1934; e o avião de ataque-padrão era o Northrop A-17 A, um biposto leve que, após melhorias e modificações bem posteriores, finalmente se tornou o Douglas SBD, o melhor bombardeiro da Marinha dos EUA durante a primeira guerra.
Curtiss P-36 A
Fabricante: Curtiss Airplane
Ano Entrada Serviço: 1938
Produzidos: 1.000 (estimado)
Motores: Um Pratt & Whitney
R-1830 radial à pistão de 1.050 hp
Curtiss P-36 A |
Envergadura: 11,38 m
Comprimento: 8,69 m
Altura: 2,57 m
Área da Asa: n/d
Peso Vazio: 2.060 kg
Peso Máximo: 2.563 kg
Tripulação: 1
Armamento: Uma metralhadora
Browning .50, três .30 e previsão para bombas leves.
Velocidade Máxima: 504 km/h
Velocidade Cruzeiro: 402 km/h
Teto: 11.338 m
Alcance: 1.336 km
Brewster F2A Buffalo
Pais de origem: Estados Unidos
Fabricante: Brewster
Tipo : Caça/caça-bombardeiro embarcado e de base terrestre, monoposto (F2A-3)
Propulsão : quatro motores de 9 cilindros Wright R-1820-40 de 1.200HP (895KW)
Desempenho : velocidade máxima de 517Km/h - Alcance de 2.704Km (1.680 milhas)
Peso: vazio 2.146Kg (4.732lb) - peso máximo para decolagem 3.247Kg (7.159lb)
Dimensões : envergadura de 10,67m - comprimento de 8,03m - altura de 3,68m
Armamento: 2 metralhadoras fixas de tiro frontal de 0,5in na parte superior da fuselagem dianteira,2 metralhadoras fixas de tiro frontal de 0,5in nos bordos de ataque da asa,carga interior de bomba de 105Kg(223lb)
Fabricante: Brewster
Tipo : Caça/caça-bombardeiro embarcado e de base terrestre, monoposto (F2A-3)
Propulsão : quatro motores de 9 cilindros Wright R-1820-40 de 1.200HP (895KW)
Desempenho : velocidade máxima de 517Km/h - Alcance de 2.704Km (1.680 milhas)
Peso: vazio 2.146Kg (4.732lb) - peso máximo para decolagem 3.247Kg (7.159lb)
Dimensões : envergadura de 10,67m - comprimento de 8,03m - altura de 3,68m
Armamento: 2 metralhadoras fixas de tiro frontal de 0,5in na parte superior da fuselagem dianteira,2 metralhadoras fixas de tiro frontal de 0,5in nos bordos de ataque da asa,carga interior de bomba de 105Kg(223lb)
Brewster F2A Buffalo |
B-18A Bolo
Fabricante: Douglas Aircraft Company
Ano Entrada Serviço: 1937
Produzidos: 217
Motor: Dois Wright R-1820-53s
radiais a pistão de 1.000 hp cada.
B-18A Bolo |
Envergadura: 27,28 m
Comprimento: 17,63 m
Altura: 4,62 m
Área da Asa: 89,65 m²
Peso Vazio: 7.403 kg
Peso Máximo: 12.552 kg
Tripulação: 6
Armamento: Três metralhadoras .30
(nas posições frontal, ventral e dorsal), mais 2.000
kg de bombas carregadas internamente
Velocidade Máxima: 346 km/h
Velocidade Cruzeiro: 269 km/h
O caça de primeira categoria da Marinha dos EUA, em fins de 1939, era o Grumman F3F, o último dos caças biplanos em serviço nos EUA. Conduzidos pelos pilotos do Corpo de Fuzileiros Navais (USMC) e da Marinha dos EUA os Grummans estavam baseados em quatro porta-aviões da frota. O Brewster F2A, um aperfeiçoamento do primeiro caça monoplano da Marinha estava em andamento, mas esse malfadado avião demoraria muito para entrar em serviço, e quando finalmente combateu, teve atuação melancólica.
Grumman F3F-2 "Flying Barrel"
Grumman F3F-2 "Flying Barrel" |
Tripulação: 1 piloto
Comprimento: 7,06 m
Envergadura: 9,75 m
Altura: 2,84 m
Área da asa: 24,15 m²
Peso vazio: 1.490 kg
Peso máximo de decolagem: 2.175 kg
Motorização: 1 × Wright R-1820-1822
Comprimento: 7,06 m
Envergadura: 9,75 m
Altura: 2,84 m
Área da asa: 24,15 m²
Peso vazio: 1.490 kg
Peso máximo de decolagem: 2.175 kg
Motorização: 1 × Wright R-1820-1822
"Cyclone" 9-cilindros radial, 950 hp (710 kW)
Velocidade máxima: 229 nós, 264 mph
Velocidade máxima: 229 nós, 264 mph
(425 km / h) em 15.250 pés (4.658 m)
Velocidade de cruzeiro: 150 mph (130 nós,240km/h)
Alcance: 980 milhas (850 nm, 1,600 km)
Teto de serviço: 33.200 pés (10.120 m)
Taxa de subida: 2.800 pés / min (14 m / s) ao nível do mar
Armamento:
Metralhadora 1 × 0,30 (7,62 mm) M2, 500 (à esquerda)
Metralhadora 1 × 0,50 em (12,7 mm) M2, 200 (à direita)
Bombas: 2 × 52,6 kg, Mk IV bombas, um sob cada asa.
Velocidade de cruzeiro: 150 mph (130 nós,240km/h)
Alcance: 980 milhas (850 nm, 1,600 km)
Teto de serviço: 33.200 pés (10.120 m)
Taxa de subida: 2.800 pés / min (14 m / s) ao nível do mar
Armamento:
Metralhadora 1 × 0,30 (7,62 mm) M2, 500 (à esquerda)
Metralhadora 1 × 0,50 em (12,7 mm) M2, 200 (à direita)
Bombas: 2 × 52,6 kg, Mk IV bombas, um sob cada asa.
Brewster F2A
Pais de origem: Estados Unidos
Fabricante : Brewster
Tipo : Caça/caça-bombardeiro embarcado e de base terrestre,monoposto (F2A-3)
Propulsão : motor de 9 cilindros Wright R-1820-40 de 1.200HP (895KW)
Desempenho : velocidade máxima de 517Km/h - Alcance de 2.704Km (1.680 milhas)
Peso: vazio 2.146Kg (4.732lb) - peso máximo para decolagem 3.247Kg (7.159lb)
Dimensões : envergadura de 10,67m - comprimento de 8,03m - altura de 3,68m
Armamento : 2 metralhadoras fixas de tiro frontal de 0,5in na parte superior da fuselagem dianteira,2 metralhadoras fixas de tiro frontal de 0,5in nos bordos de ataque da asa,carga interior de bomba de 105Kg(223lb)
Fabricante : Brewster
Tipo : Caça/caça-bombardeiro embarcado e de base terrestre,monoposto (F2A-3)
Propulsão : motor de 9 cilindros Wright R-1820-40 de 1.200HP (895KW)
Desempenho : velocidade máxima de 517Km/h - Alcance de 2.704Km (1.680 milhas)
Peso: vazio 2.146Kg (4.732lb) - peso máximo para decolagem 3.247Kg (7.159lb)
Dimensões : envergadura de 10,67m - comprimento de 8,03m - altura de 3,68m
Armamento : 2 metralhadoras fixas de tiro frontal de 0,5in na parte superior da fuselagem dianteira,2 metralhadoras fixas de tiro frontal de 0,5in nos bordos de ataque da asa,carga interior de bomba de 105Kg(223lb)
Brewster F2A |