Hughes ao lado do H-1 |
Filho de um magnata do petróleo de Houston (Texas, EUA), herdou uma fortuna que logo foi revertida em duas das indústrias mais sólidas da Califórnia na época: o cinema e a aeronáutica. Após adquirir certo prestígio com filmes como “Os Anjos do Inferno”, Hughes desviou sua atenção para as competições aéreas, onde estabeleceu vários recordes. Em 1935 construiu com Dick Palmer o H-1, um avião de competição que com 576 km/h bateu o recorde de velocidade. Em 1937 o H-1 estabeleceu o recorde transcontinental de velocidade ao voar de Los Angeles à Newark (Nova Jersey) em 7 horas e 28 minutos.
O Lockheed deixando New York |
Um ano mais tarde fixou seus objetivos na volta ao mundo, quando circunavegou o planeta em 3 dias, 19 horas e 17 minutos a bordo de um Lockheed 14, reduzindo a metade o tempo de Wiley Post.
O gigante Spruce Goose |
Durante a Segunda Grande Guerra, produziu apenas duas aeronaves militares, o XF-11 e o Hércules HK-1 Spruce Goose, que não chegaram a ser concluídos até o final da guerra. O Spruce Goose só voou uma vez, durante uma milha, a uma velocidade de 130 km/h e a 20 metro de altitude, no Porto de Long Beach. Construído totalmente de madeira devido a escassez de metais durante a guerra, após o primeiro vôo foi devolvido ao seu hangar de onde nunca voltou a sair enquanto Hughes estivesse vivo.
O XF-11 inspirado no P-38 da Lookheed |
A partir daí a vida de Hughes tornou uma ruína. A maioria de suas iniciativas terminou com grandes perdas econômicas. Viciado em analgésicos, em 1958 sofreu uma crise nervosa e se recolheu aos seus hotéis em Beverly Hills e Las Vegas. Em 1973 foi eleito para fazer parte do Hall da Fama da Aviação, mas não assistiu a cerimônia, e em seu lugar indicou um dos membros da tripulação que em 1938 o acompanhou em sua volta ao mundo.
Morreu em 5 de abril de 1976, no ar, onde havia passado boa parte de sua vida, em uma ambulância aérea que trazia de sua casa em Acapulco a Houston.
O filme:
Título original:The Aviator
Gênero:Drama
Duração:2 hr 48 min
Ano de lançamento: 2004
Site oficial:
Estúdio: Warner Bros. / Miramax Films
Distribuidora: Warner Bros. / Miramax Films
Roteiro: John Logan
Produção: Sandy Climan, Charles Evans Jr., Graham King e Michael Mann
Música: Howard Shore
Fotografia: Robert Richardson
Direção de arte: Martin Gendron, Robert Guerra, Claude Paré, Michele Laliberte, Réal Proulx e Daniel Ross
Figurino: Sandy Powell
Edição: Thelma Schoonmaker
Efeitos especiais:Sony Pictures Imageworks / Aero Telemetry Corporation / Camera e-Motion / New Deal Studios