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quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Barão Vermelho

Um dos mais famosos ases da aviação, senão o mais, é o conhecido Barão Vermelho, o alemão Manfred von Richthofen, também conhecido como “O Pequeno Vermelho”. Nascido em Schweidnitz, Breslau em 2 de maio de 1892, filho do comandante Albrecht von Richthofen, estava destinado desde o nascimento a carreira militar. Alistou-se no 1º Regimento de Ulanos, sendo mandado para o front russo já no início da Primeira Grande Guerra, mas logo percebeu o avanço das técnicas e armas de guerra, transferindo-se para a Fliegertruppe, a força aérea alemã. As batalhas aéreas tinham muito mais glamour que as trincheiras repletas de lama, ratos, piolhos e cadáveres, e afinal, Manfred fazia parte da nobreza Prussiana, os famosos Junkers.
Em janeiro de 1917, com 16 vitórias confirmadas, foi condecorado com a Cruz do Mérito, a medalha militar mais honrada da Alemanha Imperial, como o melhor às da aviação germana vivo. Resolveu então pintar parte da cauda de seu Albatros D.III de vermelho, vindo daí o seu apelido. Os motivos da pintura até hoje são uma polêmica ainda não encerrada: poderia ser para que as tropas alemãs o reconhecessem e não disparassem; pelo sangue de suas vítimas, ou em honra ao seu antigo regimento de cavalaria, cuja cor também era o vermelho. Interessante a reação de alguns pilotos britânicos: pintaram o nariz de suas aeronaves também de vermelho, indicando que sempre decolavam em busca do Barão vermelho.
Ainda em 1917 passou a pilotar o famoso Fokker DR.I Triplano. Apesar de ter pilotado diversos modelos de aviões durante a guerra, este Fokker ficou associado ao seu nome, sendo o único avião pintado inteiramente de vermelho.
Seus dias de batalhas terminaram em 21 de abril de 1918, enquanto perseguia o Sopwith Camel do tenente Wilfred May, sobre território aliado, ignorando uma de suas regras que era nunca, jamais perseguir um inimigo em seu território sem um segundo piloto para lhe dar cobertura. Uma bala o atingiu do lado direito do peito, tirando-lhe a vida, e o autor do disparo jamais será conhecido. Pode ter sido May, de seu avião, ou da artilharia antiaérea australiana em terra, ou uma bala perdida. Foi autopsiado e sepultado com honras militares pelos seus inimigos, o que mostra o respeito pelo maior às da aviação da Primeira Grande Guerra, abatido depois de 80 vitórias em combates aéreos.

FICHA TÉCNICA - FOKKER DR.I
País de Origem: Alemanha
Tipo: avião de reconhecimento armado monoposto
Propulsão: 1 motor a pistão rotativo de 9 cilindros Oberusel Ur. II de 110HP (82KW)
Desempenho: velocidade máxima 185km/h (115mph); teto de serviço 6.100m (20.015ft); autonomia de 1h e 30min.
Pesos: vazio 406kg (894lb); máximo de decolagem 586kg (1.291lb)
Dimensões: envergadura 7,19m (23ft 7in); comprimento 5,77(18ft 11in); altura 2,95m (9ft 8in); área alar 18,66m2 (201ft2)
  Armamento: 2 metralhadoras fixas de tiro frontal LMG 08/15 de 7,92mm

Vale uma conferida no filme.


The Red Baron (2008)
País: Alemanha
Elenco: Matthias Schweighöfer, Til Schweiger, Lena Headey, Joseph Fiennes, Volker Bruch, Maxim Mehmet, Tino Mewes, Ralph Misske.
Direção: Nikolai Müllerschön
Gênero: Ação / Aventura / Drama
Duração: 124 min

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