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quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Focke-Wulf FW 200 “Condor”




  
O Focke-Wulf FW 200 “Condor” foi criado em 1937 como um avião de luxo, para o transporte de passageiros em linhas aéreas comerciais. Era o mais confortável e silencioso da época, e também mais caro. Teve o mesmo pai que o maravilhoso FW 190, o engenheiro aeronáutico Kurt Tank, que juntamente com a elite da estatal alemã Lufthansa, buscou uma aeronave que concorresse diretamente com o norte americano Douglas DC-3, além de substituir o lendário trimotor Junkers Ju 52. A idéia era de que fosse a primeira aeronave a atravessar o atlântico sem escalas, de maneira segura e confortável, no menor tempo possível.  O que era apenas um projeto acabou tornando-se uma aeronave fantástica, com quatro motores, asas em cantiléver e trens de pouso com amortecedores que proporcionavam um pouso macio e seguro. 



Em agosto de 1938, pousa pela primeira vez na América. Após uma viajem de 6.437km em 24 horas e 57 minutos, o FW 200 “Condor”, prefixo D-ACON nomeado Brandenburg, taxia pela pista do aeroporto Floyd Bennett, o primeiro campo de pouso de Nova Iorque, hoje transformado em um parque, de onde ainda decolam helicópteros da policia e de equipes de socorro. Sua viagem de volta a Alemanha levou 19 horas e 47 minutos, evidentemente devido a um “amigo” vento de cauda, e não de proa como na viagem em direção aos Estados Unidos da América. A mesma aeronave em um vôo para Tóquio acabou ficando sem combustível e foi abandonada no mar.

O Brandenburg em Nova Iorque.

Durante a Segunda Grande Guerra foi utilizada como bombardeiro. A idéia de utilizar a aeronave para fins militares foi dos japoneses, que adquiriram um exemplar. Seu idealizador passou a realizar uma série de modificações para que fosse então utilizado pela Luftwaffe. Primeiro foi utilizado em reconhecimento marítimo, devido a sua grande autonomia. Foram adaptados holofotes, câmeras fotográficas, botes e metralhadoras MG15 de 7.92mm. Depois bombas de 250kg e até de 500kg em trilhos. As dificuldades técnicas de manutenção foram muitas, principalmente devido as pistas não preparadas.



Os FW 200 também foram bastante utilizados em investidas contra as ilhas britânicas, e mais tarde contra comboios de navios. Em dois meses afundaram 90.000 toneladas, chegando a marca de 363.000 toneladas. Por esse feito, foi apelidado por Winston Churchill – primeiro ministro da Inglaterra – de “Flagelo do Atlântico”.   
Acabou tornando-se a aeronave oficial do Führer, Adolf Hitler. Num primeiro momento receoso pelo trem de pouso retrátil FW200, preferia o Ju 52. Mas com o tempo rendeu-se ao “Condor”.


Nos céus do Brasil vai fazer sua estreia ainda no final da década de 1930, trazido pelo Sindicato Condor (subsidiária da Lufthansa e posteriormente Cruzeiro do Sul). Duas aeronaves foram encomendadas, do modelo Fw 200A-0. Após voarem 11.000km, aterrizam em junho de 1939 no Rio de Janeiro, após escalas em Sevilha/Espanha, Bathurst/Gâmbia e Natal/RN. Receberam os prefixos PP-CBI "Abaitará" e PP-CBJ "Arumani", passando a voar na linha Rio de Janeiro – Buenos Aires

PP-CBI "Abaitará"
Como o Brasil demorou um pouco a decidir quem apoiar durante a Segunda Grande Guerra, tornaram-se uma preocupação para os norte-americanos, já que podiam ser convertidos rapidamente para o uso militar, e possuíam autonomia de voo para chegar até o Canal do Panamá. Um acordo tecnológico para a fabricação do avião no Brasil também havia sido fechado com o fabricante, o que deixou os EUA ainda mais preocupados.
PP-CBJ "Arumani"
 Em março de 1947 o "Abaitará" foi danificado em solo por um DC-3 da Panair que pousava no Aeroporto Santos Dumont, e acabou sendo sucateado por falta de peças para o conserto. Já o "Arumani", dizem ter sido destruído para não restar nenhum indício de nazismo no Brasil, após a queda do III Reich e o fim da Segunda Grande Guerra, mas provavelmente deixou de operar também devido a falta de peças. Foi o fim de um clássico que impulsionou os primeiros anos de aviação civil no Brasil.



Ficha Técnica
Pais de origem: Alemanha
Tipo: Bombardeiro de reconhecimento marítimo, 6 tripulantes (FW 200C-3/U4)
Propulsão: 4 motores de 9 cilindros em linha BMW Bramo 323R-2 Fafnir de 1.200HP (895 kW)
Desempenho: velocidade máxima 360km/h (224mph); teto de serviço 6.000m (19.685ft); alcance 4.440km (2.759 milhas)
Pesos:  vazio 12.950kg (28.549lb); máximo de decolagem 22.700kg (50.044lb)
Dimensões: envergadura 32,84m (107ft 8in); comprimento 23,46m (76ft 11,5in); altura 6,30m (20ft8in)
Armamento: 1 canhão móvel de 20mm na gôndola ventral dianteira, 1 metralhadora móvel de 13mm na posição dorsal traseira, 1 metralhadora móvel de 13mm em cada posição de longarina, 1 metralhadora de 7,92mm na posição ventral traseira e 1 metralhadora de 7,92mm na torre dorsal dianteira; carga de bombas de 2.100kg (4630lb)
 
 
Fontes:
http://www.airliner.net/nazi-airliner-brooklyn-ny-condor-fw200#more-844    
http://www.luftwaffe39-45.historia.nom.br/aero/fw200.htm
http://wp.scn.ru/